terça-feira, setembro 07, 2010

Eletronorte tenta cooptar índios do Pará

Eletronorte tenta cooptar índios do Pará
Estatal é acusada de dar presentes a líderes indígenas para que apoiem a construção da hidrelétrica de Belo Monte

Empresa nega ter agido para conquistar apoio de índios; Funai afirma que ignora oferta de presentes com esse fim

JOÃO CARLOS MAGALHÃES
DE BELÉM

A Eletronorte vem tentando cooptar com presentes grupos indígenas da Amazônia para que eles apoiem a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.
A tentativa foi relatada à Folha por um dos envolvidos nas negociações com os índios, sob a condição de não se identificar. Ela também foi denunciada por ONGs e pelos índios ao menos desde 2007 ao Ministério Público Federal, que nunca conseguiu comprová-la.
A Eletronorte nega "categoricamente" dar presentes para cooptar índios. A Funai disse que desconhece o caso.
A resistência dos indígenas à obra representa um dos maiores entraves para que a usina, leiloada em abril deste ano, possa de fato ser erguida, no rio Xingu, oeste do Pará. Mas se intensificou e explicitou neste ano.
A suposta tática focou principalmente os xicrins da região de Bacajá, um dos povos indiretamente atingidos pelas obras, e que têm ascendência sobre outras etnias.
Líderes xicrins têm recebido cestas básicas, aluguel de barcos, motores e até casas alugadas em Altamira (PA), segundo relato à Folha. Estima-se que os presentes tenham custado R$ 400 mil.
Antes críticos de Belo Monte, eles disseram que mudaram de opinião e que agora querem a hidrelétrica. O anúncio foi feito no início de junho, durante um encontro indígena em Altamira.
Relatório feito pela ONG Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) dois dias após o final do encontro diz que alguns índios "alegaram estar a favor de Belo Monte devido às ameaças... realizadas por parte do governo, de retirar a assistência da Funai e de saúde".
Desde o encontro, a cisão entre os indígenas aumentou. Antes unidos contra a usina, hoje há ao menos seis líderes que apoiam o projeto.
A pressão também é feita sobre os índios juruna. Marcos Apurinã, coordenador-geral da Coiab, disse que visitou uma comunidade da etnia e disse ter ouvido do líder Manoel Juruna que ele não sabia o que pensar, pois as ONGs críticas a Belo Monte não o ajudavam e a Eletronorte lhe deu um barco.
"A aldeia tá rachada, porque tem outro líder que é totalmente contra a usina. Lula está dividindo os índios."
A Eletronorte, por meio de sua assessoria, negou estar envolvida na cooptação de índios para o apoio a Belo Monte: "Não faz parte da política da Eletrobras/Eletronorte, no trato com comunidades indígenas, "dar presentes"... A empresa nega, categoricamente, quaisquer envolvimentos com grupos indígenas no sentido de aprovar ou reprovar questões afeitas a Belo Monte".
A Funai afirmou que "desconhece qualquer tipo de ação de cooptação em troca de apoio para a construção da usina. Bem como discorda desse tipo de atitude".

EM QUEM NÀO VOTAR - Políticos e Animais Vote bem

POLÍTICOS FAVORÁVEIS AOS RODEIOS:

● Aluisio Braz - Vereador Araraquara-SP (PMDB)
● Aloísio Mercadante - Senador (PT)
● Amandita - Deputada Estadual SP (PV)
● Beto Tricoli - Ex-Prefeito de Atibaia-SP, candidato prefeitura de Atibaia-SP (PV)
● Braiz de Moura - Vereador Foz do Iguaçú-PR (PSC)
● Carlos Antônio Vilela - Prefeito Caçapava-SP (DEM)
● Carlos Eduardo Vilela (Duda) - Caçapava-SP (DEM)
● Carlos Henrique - Secretário de Planejamento Caçapava-SP (DEM)
● Chediek - Vereador Araraquara-SP (PMDB)
● Daniel Lazarini - Vereador Caçapava-SP (PSC)
● Darcy Breves - Vice-Prefeita Caçapava-SP (DEM)
● Fabiana Santiago - Prefeita de Piracaia-SP (PV)
● Fabrício Correia - Sercretário de Cultura Caçapava-SP (DEM)
● Fernando Diniz - Secretário de Segurança Caçapava-SP (DEM)
● Fernando Henrique Cardoso FHC - Ex-Presidente da República (PSDB)
● Jair Meneguelli - Deputado SP (PT)
● José Serra (PSDB)
● Leonel Damo - Prefeito de Mauá-SP (PV)
● Luiz Inácio Lula da Silva - Presidente da República (PT)
● Marcelo Barbieri - Prefeito Araraquara-SP (PMDB)
● Marcos Alexandre Vilela ("laranja na Guaibê) - Caçapava-SP (DEM)
● Milton Monti - Deputado SP (PMDB)
● Névio Carlone - Vereador de São Bernardo-SP (PSB)
● Paulo Lima - Deputado SP (PFL)
● Paulo Maranata - Verador Araraquara-SP (PR)
● Rafael Grecca - Ex-Ministro dos Esportes (PMDB)
● Roberto Santiago - Deputado Federal (PV)
● Ronaldo Napeloso - Vereador presidente da Câmara Araraquara-SP (DEM)
● Saulo Pedroso de Souza - Vereador de Atibaia (PP)
● Sebastião Nascimento - Caçapava-SP (DEM)
● Tenente Santana - Vereador Araraquara-SP (PSDB)
● Xico Graziano - Deputado (PSDB)

POLÍTICOS A FAVOR DE LEIS PARA EXPLORAÇÃO/

CRUELDADE ANIMAL:

● Adelor Vieira - Deputado (PFL) - Apresentou projeto-lei pra derrubar a decisão do STF, regulamentando a Farra do Boi (inconstitucionalmente )
● Antonio Ebling - Deputado RS (PTB) - Pretendeu isentar das penalidades do artigo 32 as atividades culturais, recreativas e desportivas, segundo ele, como briga-de-galo, tiro-ao-pombo, etc.
● Fernando Gabeira - RJ (PV) - Votou a favor da "Lei Arouca" que oficializa experimentos científicos com animais.
● Gerson Bergher - ExVerador e Deputado RJ (PSDB) - Apoia retirada de animais dos mendigos e chama a carrocinha (detalhe: nunca fizeram nada para ajudar os mendigos)
● Gilberto Palmares - Verador RJ (PT) - Projeto-Lei 8555/98 que proíbe a criação e circulação de pit-bulls. Todos os pit-bulls seriam levados para acautelamento e lá permaneceriam até o fim da vida.
● Esperidião Amin - Ex-Governador de Santa Catarina (PP) - Viola decisão do Supremo Tribunal Federal, que proíbe a Farra do Boi
● Jaime Lerner - Ex-Governador PR (DEM) - Legalizou a caça no seu estado, sancionando o projeto de lei de número 12.603, apoiando os lobbistas fabricantes de armas na região Sul do Brasil.
● José Thomaz Nono - Deputado Federal Alagoas (PFL) - Autor do PL 4.548/98 que RETIRA proteção aos animais domésticos e domesticados, da Lei de crimes ambientais, para poder legalizar crueldade como rodeios.
● Leila Malwee (Leila do Flamengo) - RJ (DEM) - Perseguia e chamava carrocinha para os gatos do Parque do Flamengo. Elaborou o projeto de lei 1441/99 que determinava o extermínio dos pit-bulls e rotweillers e proibia que andassem na rua, mesmo na coleira.
● Moacir Micheletto - Deputado PR (PMDB) - Autor de projeto de Lei que atenta contra as reservas legais da Amazônia, que podem ser reduzidas de 80% para 50%,podendo chegar a apenas 20% na elaboração do zoneamento ecológico-econômico.
● Ricardo Tripoli - Deputado Federal SP (PSDB) - Votou a favor da "Lei Arouca" que oficializa experimentos científicos com animais. Possui projeto lei com objetivo de regulamentação do uso de animais. *Não confundir com Roberto Tripoli que é DEFENSOR de animais (PV)
● Roberto Pessoa - Deputado CE (PFL) - Projeto Lei 167/99 - Considera a vaquejada como prática desportiva formal.
● Roberto Freire - Senador PE (PPS) - Ficou famoso entre os defensores dos animais após ter a seguinte frase publicada: " Detesto cachorros. Por mim, exterminaria todos"
● Ronaldo Vasconcellos - Deputado MG (PFL) - Pretendeu liberar a caça amadora e de subsistência em todo o país.
● Sivuca - Deputado Estadual RJ (PSC)
● Victor Hugo Ribeiro Burko - Prefeito de Guarapuava-PR (PL) - Instituiu 1º Festival de Caça e Carnes Exóticas de Animais Silvestres de Guarapuava. Apoiou o projeto de lei que legalizou a caça no Paraná.

*Fonte: Comunidade Eu Odeio Rodeio.

segunda-feira, setembro 06, 2010

2010: Cristais quebrados *Carlos Vereza

2010: Cristais quebrados *Carlos Vereza

Não é necessário ser profeta para revelar antecipadamente o que será o ano eleitoral de 2010.

Ou existe alguém com tamanha ingenuidade para acreditar que o “fascismo galopante” que aparelhou o estado brasileiro vá, pacificamente, entregar a um outro presidente que não seja do esquema lulista os cargos, as benesses, os fundos de pensão, o nepotismo, enfim, a mais deslavada corrupção jamais vista no Brasil?

Lula já declarou, que (sic) “2010 vai pegar fogo!”. Entenda-se, por mais esta delicadeza gramatical, golpes abaixo da cintura: dossiês falsos, PCC “em rebelião”, MST convulsionando o país… que a lei de Godwin me perdoe - mas assistiremos em versão tupiniquim, a Kristallnacht, A Noite dos Cristais que marcou em 1938 o trágico início do nazismo na Alemanha.

E os “judeus” serão todos os democratas, os meios de comunicação não cooptados (verificar mais uma tentativa de cercear a liberdade de expressão no país: em texto aprovado pelo diretório nacional do PT, é proposto o controle público dos meios de comunicação e mecanismos de sanção à imprensa). Tudo isso para a perpetuação no poder de um partido que traiu um discurso de ética e moralidade ao longo de mais de 25 anos e, gradativamente, impõe ao país um assustador viés autoritário. Não se surpreendam: Há todo um lobby nacional e internacional visando a manutenção de Lula no poder.

Prêmios, como por exemplo, o Chatham House, em Londres, que contou com “patrocínios” de estatais como Petrobras, BNDS e Banco do Brasil, sem, até agora, uma explicação convincente por parte dos “patrocinadores”; matérias em revistas estrangeiras, enaltecendo o “mantenedor da estabilidade na América Latina”. Ou seja: a montagem virtual de um grande estadista…

Na verdade, Lula é o Übermensch dos especuladores que lucram como “nunca na história deste país”.

Sendo assim, quem, em perfeito juízo, pode supor que este ególatra passará, democraticamente, a faixa presidencial para, por exemplo, José Serra , ou mesmo Aécio Neves?

Pelo que já vimos de “inaugurações” de obras que sequer foram iniciadas, de desrespeito às leis eleitorais, do boicote às CPIs como a da Petrobras, do MST e tantos outros “deslizes”, temos o suficiente para imaginar o que será a “disputa” eleitoral em 2010.

E tem mais: o PT está comprando, com o nosso dinheiro, políticos, intelectuais, juízes, militares, o povo humilde com bolsa esmola e formando milícias com o MST, PCC, Sindicatos, ONGS, traficantes e outros, que recebem milhões e milhões de reais, para apoiar o PT e as falcatruas do Governo Lula.

Não podemos nem pensar em colocar como Presidente do Brasil uma mulher TERRORISTA, que passou a vida assaltando bancos, assassinando pessoas inocentes, arrombando casas, roubando e matando. Só uma pessoa internada num manicômio seria capaz de votar numa BANDIDA para ser a presidente de um País.

Confiram.
Carlos Vereza
Ator e ex-petista